Prezado Sr Cliente, a consulta jurídica é cobrada, SIM!



Certa vez suspeitei que estava com algum problema de estômago, possivelmente por causa do estresse que é esta minha vida de advogada (especialmente criminal) e por causa da quantidade infindável de café que eu tomo por dia.

Um conhecido me indicou um excelente gastroenterologista, bem renomado na região, e telefonei para ele. Assim que fui atendida, expliquei que precisava agendar uma consulta, pois suspeitava que estava com gastrite, mas já fui logo deixando claro que gostaria de uma consulta gratuita, pois nem sabia se tinha mesmo gastrite e se teria que fazer algum tratamento com o gastro.


O médico aceitou, atendeu-me gratuitamente, e no final das contas descobri que não era gastrite, era um outro problema que não cabia à especialidade desse médico. Acabei marcando outro especialista e nunca mais voltei nesse gastro.

...

Obviamente isso nunca aconteceu!

Quando você liga para agendar uma consulta com um médico, dentista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, e até para marcar horário com uma garota de programa (perdoem-me, mas é mesmo um desabafo!), você sabe que vai ter que pagar!

E se você não tiver como pagar uma consulta médica, existe o SUS, mas aquele médico, em seu consultório particular, não vai atender de graça. Nem o médico do SUS atende de graça, pois ele recebe do Estado para atender você.

Pois bem, então por que é que advogado tem que atender de graça?


Já perdi a conta de quantas vezes o cliente sumiu depois que passei o valor da consulta (e, gente, eu não cobro uma fortuna, eu cobro o mínimo da Tabela!). Também já perdi a conta de quantas vezes algum cliente me procurou dizendo que gostaria de uma "consulta gratuita" ou uma "reunião sem custo", a fim de "ver se vale a pena entrar com uma ação". E isso quando não ficam bravos comigo por cobrar a consulta. Já cheguei a ouvir de um cliente: "não concordo com essa cobrança, então não vou confirmar a consulta".


Sim, senhor! Vai com Deus!
Ora, se você quer dar uma pesquisada, existe o Google. Pesquise à vontade! Mas se você quer que um advogado, profissional formado, e cheio das suas qualificações, reserve um horário da agenda dele para conversar com você, analisar seu caso, ver quais as soluções possíveis (com base em tudo o que ele já estudou e vivenciou em sua carreira) e lhe dê uma resposta, SIM, você precisa pagar!
Consulta jurídica é trabalho! E trabalho sem remuneração digna é análogo ao trabalho escravo.

E se você não possui condições de pagar uma consulta jurídica com um advogado, existe a Defensoria Pública, onde, da mesma forma que o SUS, os defensores recebem do Estado para atender você.

Somos mercenários e queremos arrancar seu precioso dinheirinho? Não! Somos profissionais qualificados, que investem (e muito!) em suas carreiras, e que passaram anos se dedicando ao máximo para poderem defender os seus direitos. E com certeza sabemos muito mais de Direito do que você vai saber pesquisando no Google. E de prática jurídica também! E é por isso, pelo nosso trabalho, que cobramos.

Deu para entender?

O advogado também é gente, também come, também sai com os amigos, também tem família para sustentar. O advogado paga o IPTU daquela salinha onde ele o atendeu, bem como paga luz, água, telefone. O advogado também toma banho quando chega em casa, e sabe aquela solução jurídica rápida e eficaz que ele sugeriu? Ele aprendeu em um curso possivelmente pago, ou que exigiu, no mínimo, uma dedicação grande da parte dele.



É desse dinheirinho que ele cobra de você, cliente, para atendê-lo ou para ajuizar uma ação que ele vive! Você também trabalha, certo? E você recebe pelo seu trabalho. Por que um advogado não pode receber pelo trabalho dele?

E se você acha que R$ 260,00 (o mínimo da tabela da OAB/SP) é muito para um consulta, vamos fazer aqui os cálculos de quanto esse profissional investiu para estar ali, neste momento, resolvendo o seu problema da melhor maneira possível?

Não é nada pessoal, não é por que ele não gostou de você, por que ele não foi com a sua cara, ou mesmo por que seja um mercenário sem coração que quer cobrar só para responder a uma "perguntinha". É porque ele vive disso! E ele se esforça para isso. E essa "perguntinha" ele só sabe responder porque estudou muito para isso.

Se você for a uma cartomante provavelmente sabe que vai ter que pagar pela consulta. Então, por favor, saiba: se você for a um advogado, vai ter que pagar pela consulta.

Obrigada!



Compartilhe:

6 comentários

  1. Adorei!!!
    Além do valor excessivo para obtermos especialização, mestrado e doutorado, temos muitas despesas com o escritório, etc.
    Doutora, Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Dra!

      Temos que batalhar pela valorização da nossa tão digna profissão sempre! Pois se não valorizarmos nosso trabalho, ninguém vai!

      Abraço.

      Equipe DVJ

      Excluir
    2. Não sou advogada.
      Mas aproveitamento a resposta.
      Excelente.

      Excluir
  2. Inicialmente, meus cumprimentos a estimada colega!

    É com imensa satisfação, que tomo cada vez mais conhecimento desta prática (cobrança de consulta) em nossa categoria profissional.

    O bem escrito texto, com a devida vênia, além desabafo deve ser visto como educativo. Uma vez que a conscientização social em relação aos honorários advocaticios (verba alimentar) trará grandiosos benefícios à categoria.

    Tomarei por missão, a divulgação deste link!

    Parabéns pela nobre iniciativa. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Dr Matheus!

      Tenho por missão brigar pela valorização da advocacia! E tenho certeza que a união da nossa classe é a melhor forma para alcançar esse objetivo!

      Abraço e muito sucesso!

      Dra Camila Sardinha

      Excluir

Contribua para o debate! Deixe seu comentário.

Os comentários aqui registrados não refletem o pensamento ou conduta dos membros deste site, sendo de inteira responsabilidade de seu autor.