6 sugestões para tornar seu escritório mais agradável e menos estressante


O trabalho em um escritório de advocacia costuma ser exaustivo e estressante. São muitos clientes, muitas audiências, muitos processos para acompanhar, muitas matérias para estudar, prazos vencendo, etc... aquela loucura com a qual estamos bem habituados!

Escrevi o texto Advogando Sozinho, na tentativa de auxiliar os Nobres Colegas, em especial os que advogam por conta, a gerenciar todas as inúmeras tarefas que nós, advogados, temos para fazer.


Entretanto, recebi muitas mensagens de leitores indagando a respeito do estresse, e de como gerenciá-lo. Existem, em verdade,  várias formas de buscar reduzir o estresse durante o trabalho, mesmo sufocando entre prazos e clientes cobrando respostas.

Todavia, dividirei esse assunto em partes, e hoje falarei sobre uma tendência razoavelmente recente no Brasil, apesar de mais comum em outros países, e que cai como uma luva para nós, advogados enlouquecidos de tanto trabalho!

Um ambiente de trabalho organizado e limpo ajuda o profissional a desenvolver sua atividade intelectual, além também de causar uma boa impressão ao cliente. Mas só isso não basta.

Novas tendências em escritórios tem surgido, com muita inovação! Tendências essas que podem ser adaptadas aos nossos escritórios, e que nos ajudam no desempenho da nossa função, e até a relaxar um pouquinho durante o trabalho.



Sair da rotina, dar pausas no meio do trabalho, contato com a natureza e conforto são dicas muito relevantes para quem trabalha em escritório, especialmente para os que trabalham em cidades grandes, e acabam se trancafiando em salinhas pequenas repletas de papéis e mais papéis.

O estresse é inversamente proporcional ao rendimento. E o modelo de escritório com mesas enfileiradas, cadeiras, computador, arquivos, pastas, etc, é um modelo ultrapassado, e creio que algumas mudanças possam ser muito benéficas ao rendimento dos Nobres Colegas.

Essas sugestões, captadas de escritórios reais, podem e devem ser adaptadas ao ambiente de cada um, na medida do possível, e talvez auxiliem os Doutores a um melhor rendimento no trabalho, com menos estresse.

1. Janelas

Posicionar a mesa de trabalho à frente de uma janela pode auxiliar na produção. Quando a pessoa se sente cansada, ou "travada" no trabalho, basta dar uma olhadinha pela janela. Ver pessoas, paisagens e movimentação na rua ajuda a sensação de "sair" daquele ambiente de trabalho e espairecer um pouco.

Muitos escritórios (não somente de advocacia) têm apostado em janelas para iluminar o ambiente e aumentar a produção de seus membros e funcionários.

Muitas vezes, pela praticidade, passo o dia na Casa do Advogado de Mogi das Cruzes, pois é ao lado do Fórum, o que facilita minha vida. Entretanto, em meu escritório, minha mesa fica de frente para uma janela, que, por sinal, tem uma vista maravilhosa de uma reserva florestal. Sinto falta da vista quando estou na Casa do Advogado, com certeza.

Além disso, uma bela vista torna agradável sentar à mesa para trabalhar.



2. Ambiente personalizado


Sentir-se à vontade no local de trabalho é essencial. Sendo assim, seu escritório ou sala onde atende deve ter muito mais que uma mesa, uma cadeira e um computador. Alguns escritórios estimulam seus membros e funcionários a personalizarem seus ambientes.

Um quadro que lhe agrade, objetos de decoração e arte, livros (muitas pessoas sentem-se inspiradas para trabalhar quando cercadas por livros), e até as cores o profissional pode usar a seu favor.

Um ambiente que lhe lembre a sua casa, aconchegante, é ideal para que você se sinta à vontade para passar boa parte do dia ali. Personalizar o ambiente é uma forma de diminuir a sensação de "trabalho/casa" como coisas distintas, de forma a tornar mais agradável estar no local de trabalho.

3. Jardim de inverno


O contato com a natureza ou com elementos naturais também tornam o ambiente de trabalho mais agradável, e auxiliam o profissional a sentir-se menos "preso" em sua sala.

Por essa razão, os jardins de inverno estão cada vez mais presentes em escritórios modernos.

Caso você não disponha da possibilidade de colocar um jardim em seu escritório, pode decorá-lo com alguns vasos de plantas e flores.

4. Música

A música no ambiente de trabalho é uma questão controversa. Alguns acreditam que ouvir música no ambiente de trabalho auxilia o processo criativo. Outros, acreditam que atrapalha.

[...] um estudo realizado na Universidade de Wales (Reino Unido), aponta que é benéfico ouvir músicaantes de iniciar as atividades no trabalho. Porém, durante a execução das tarefas, o efeito é o contrário. Os especialistas chegaram a esta conclusão porque, durante o experimento, voluntários expostos à música tiveram uma produtividade menor do que aqueles que trabalharam em ambiente sem escutar nenhuma melodia. (Fonte)
De tal forma, uma boa dica que pode ser testada é ouvir um pouco de música com fone de ouvido antes de começar a trabalhar. Assim, não corre o risco de você incomodar outras pessoas no mesmo ambiente, respeitando-as,  e pode acabar sendo um auxílio do processo criativo, intelectual e produtivo no nosso trabalho.

5. Ambiente de lazer

Alguns escritório pouco tradicionais dispõem de um ambiente de lazer em suas dependências, com a finalidade de proporcionar uns minutos de descanso as seus membros e funcionários.

Salas com televisões ou video game, para que o profissional possa descontrair um pouco e relaxar durante o expediente, demonstram muita eficácia.

O próprio Google adotou essa ideia, disponibilizando praticamente um salão de jogo em seu escritório.



6. Ao ar livre


Trabalhar ao ar livre também é uma tendência em muitos escritórios, e pode ser uma forma de fugir do estresse. Pode ser em uma mesinha no jardim, quintal, ou qualquer lugar que fuja da tradicional mesa de trabalho.

Para os advogados que trabalham na maior parte do tempo em casa, é uma opção levar uma mesa para o quintal, levar o computador, e sentar-se ao sol, ou em alguma sombra com boa visão, e trabalhar um pouco por ali. Ou até mesmo na varanda do apartamento.

Grandes empresas, como o Google, o Skype, o Twitter, dentro outras apostam em escritórios diferentes, modernos e inovadores para garantir a produtividade de seus funcionários.

E algumas dessas tendências tem sido incorporadas em escritórios brasileiros, inclusive escritórios de advocacia, sobretudo os mais novos. Certamente é uma opção para fugir da rotina e, quem sabe, relaxar um pouco na hora de trabalhar, fazendo-o com mais disposição.

As inovações promovidas pelos novos concorrentes já influenciam o ambiente de trabalho dos escritórios mais tradicionais, como Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados, que conta com um "fun foor": um andar com mesa de sinuca, televisor, videogame, manicure e massagem. (Fonte)

Tais sugestões podem ser aderidas tanto por escritórios quanto por advogados autônomos, buscando maior flexibilização no ambiente de trabalho, bem como um clima mais ameno e aconchegante, zelando pela qualidade de vida,  aumento na produtividade e redução do estresse.






Compartilhe:

0 comentários

Contribua para o debate! Deixe seu comentário.

Os comentários aqui registrados não refletem o pensamento ou conduta dos membros deste site, sendo de inteira responsabilidade de seu autor.